CENTRO DE LETRAS E ARTES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO  

 

O TEATRO DO MUNDO E O MUNDO DO TEATRO
“O Teatro do Mundo” ou “O Mundo do Teatro” são velhas imagens que muitas vezes não são mais sugestivas, porém, mesmo assim, ainda não se esgotaram: ao contrário, foram ressignificadas. O problema não residiria apenas nas relações entre a sociedade e o Teatro, mas naquelas entre o teatro e a cultura lato sensu. Há tempos a questão política e sociológica da relação entre a ficção e a realidade tornou-se uma competência e uma urgência também antropológica. E cada vez mais a antropologia cultural fornece e explora as novas “teorias dramatúrgicas” com as quais é possível analisar e, quem sabe, explicar a condição humana e a vida social. Aliás, é através delas que se penetra, finalmente, naquele sutil domínio que divide e confunde a sociedade e a cultura, a estrutura social e a representação cultural.
Este número da Revista interFACES acolhe artigos que abordem as questões relativas ao teatro que investiguem a concepção arquitetônica do espaço teatral e cênico (salas de espetáculo, cenografia, etc.), a inserção dos teatros na paisagem urbana, a indumentária (figurinos e figurinistas), o design (concepção de programas, material de divulgação, etc.), a música (trilhas sonoras, ópera lírica, musicais), e a literatura com as peças originais, as adaptações para a cena, os libretos, a recepção em diferentes contextos, a crítica teatral e as representações de teatros em obras literárias.
A revista acolhe colaborações de pesquisadores, preferencialmente doutores, das áreas de artes, design, letras, linguística, música, arquitetura e urbanismo, desde que sejam inéditas. Os números são temáticos, com chamadas específicas, os demais ensaios e as resenhas serão considerados para a seção VARIA ou resenhas. 
ENVIO DE ORIGINAIS ATÉ O DIA 31 DE MAIO DE 2021

 

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO V. 31, Nº 2 – julho-dezembro 2021.

PRÊMIOS: QUERELAS E CONSAGRAÇÕES
Um prêmio, a princípio, indica a importância de uma obra para a área e a legitimação de seu autor junto a seus pares. Os discursos que o cercam, entretanto, revelam alianças e querelas ligadas a valores norteadores de seu campo de produção, por vezes abrangendo o âmbito político e econômico. A atribuição de prêmios e o funcionamento das instituições que os concedem muitas vezes chamam a atenção da imprensa, atenta às novidades, às questões e aos escândalos que os cercam. Além disso, muitas vezes os prêmios mobilizam meios de reprodução e de difusão cada vez mais modernos da obra laureada, movimentando somas significativas dinheiro. Em alguns casos é possível igualmente perceber fenômenos midiáticos ligados à atribuição de um prêmio, abarcando adaptações da obra, composição ou ideia laureada e a transformação de autores, artistas, músicos ou idealizadores em figuras célebres.
Este número da Revista interFACES acolhe artigos que abordem as questões relativas aos prêmios e/ou às instituições que os atribuem das áreas de artes, design, letras, linguística, música, arquitetura e urbanismo; que tratem da formação de um cânone ligado às distinções consagradoras; e que investiguem a relação entre instâncias de produção (laureados ou postulantes) e instâncias de difusão e/ou de recepção.
A revista acolhe colaborações de pesquisadores, preferencialmente doutores, das áreas de artes, design, letras, linguística, música, arquitetura e urbanismo, desde que sejam inéditas.
Os números são temáticos, com chamadas específicas, os demais ensaios e as resenhas serão considerados para a seção VARIA ou resenhas. 

ENVIO DE ORIGINAIS ATÉ O DIA 31 DE AGOSTO DE 2021

VISITE: https://revistas.ufrj.br/index.php/interfaces/index 

 

A Comissão Editorial da Revista Interfaces abre chamada de trabalhos que deverão ser enviados por e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) e serão examinados para constituírem o número 30 (I-2019).

Revista Interfaces, registrada com o ISSN 1516-0033, classificada pelo QUALIS-CAPES e indexada nos Portais Latindex, Diadorim e Sumários foi criada em 1995, no Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro que congrega Programas de Pós-graduação de Arquitetura, Urbanismo e Design, Artes Visuais, Letras e Música.

A revista acolhe colaborações de pesquisadores, preferencialmente doutores, das áreas de artes, arquitetura, urbanismo e design, letras, linguística e música, desde que sejam inéditas. Os números são temáticos, com chamadas específicas, os demais ensaios e as resenhas serão recebidos em fluxo contínuo. A avaliação dos textos recebidos é realizada pelos membros do Conselho editorial e pareceristas ad hoc especialistas dos temas abordados, no sistema de avaliação pelos pares cega.

http://www.cla.ufrj.br 

INSTRUÇÕES PARA O ENVIO DE ARTIGOS

Revista INTERFACES aceita:

  • artigos inéditos de 10 a 20 laudas;
  • resenhas críticas de no máximo 5 laudas;
  • traduções de no máximo 15 laudas, com a devida autorização do autor ou editor.

Os artigos e as resenhas podem ser redigidos em português, inglês, italiano, francês ou espanhol. O envio dos trabalhos implica a cessão sem ônus dos direitos de publicação, inclusive em versão eletrônica online. Todos os diretos provenientes da venda da revista ficam cedidos à Revista INTERfaces. A republicação dos trabalhos deve mencionar a publicação original em Revista INTERfaces.

As propostas devem ser encaminhadas em arquivos compatíveis com a plataforma Windows, com margens de 3 cm, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,5, sem espaçamento entre parágrafos.

De acordo com o formato da revista, há dois tipos de nota: a) notas explicativas, que só devem ser usadas quando absolutamente necessárias e devem figurar no rodapé da página, com alinhamento justificado, em corpo 10, com espaçamento simples; b) notas bibliográficas, referentes aos textos citados, que devem vir entre parênteses no corpo do texto, contendo o nome do autor, data de publicação e o número da(s) página(s), como no exemplo: (CALDAS, 2007, p. 86-88).

Não devem ser utilizadas notações como idem ou ibidem.

As citações de até três linhas deverão vir entre aspas junto ao texto, seguidas da referência entre parênteses. Citações com mais de três linhas virão destacadas, em um novo parágrafo, com recuo de 4 cm, sem aspas, corpo 11, espaçamento simples, seguidas da referência entre parênteses, como no exemplo: (CALDAS, 2007, p. 86-88).

As Referências Bibliográficas virão no final do artigo; devem conter apenas os livros e artigos mencionados ou citados no artigo, segundo as normas da ABNT. Deverão ser indicados os nomes dos tradutores, caso seja uma obra traduzida. Livros e/ou artigos de um mesmo autor deem vir em ordem crescente de data.

Para livros, deve-se seguir o seguinte formato: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro em itálico. Local de publicação: Nome da editora, data de publicação.

Incluir, entre o Título do livro e o Local de publicação, o número da edição, quando não for a primeira [Exemplo: 3. ed.].

Quando ocorre o caso de repetição de títulos do mesmo autor, deve-se marcar a repetição do nome autoral com 6 traços; ponto; espaço; Título do livro. [Exemplo: ______.]

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Trad. Roberto Leal Ferreira. 2. Ed. São Paulo: Papirus, 1997.

______. A ideologia e a utopia. Trad. Sílvio Rosa Filho e Thiago Martins. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

Capítulos de livros deverão vir em redondo, após o nome do autor. Em seguida virá In: seguido do nome do autor do livro (se for o mesmo autor usar três traços antes do titulo da obra em itálico. Exemplo: ___.), Local de publicação: Nome da editora, data de publicação, intervalo de páginas do capítulo.

FERREIRA, Luciana da Costa. A popularização das sátiras de Emílio de Menezes. In: QUELHAS, Iza& JONES, Irineu Eduardo (org.). Papéis efêmeros, explorações permanentes. São Paulo: Livre Expressão, 2014, p. 54-64.

BLOOM, Harold. Shakespeare, centro do cânone. In: ___. O Cânone ocidental. Trad. Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010, p. 63-102.

Para artigos, deve-se seguir o seguinte formato:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo, Nome do periódico em itálico. Local de publicação, volume do periódico, número do periódico, páginas em que está presente o artigo, data.

AUGUSTO, Paulo Roberto Peloso. Pianistas, pianeiros e o tango brasileiro na Belle Époque carioca: 1870-1920. Interfaces. Rio de Janeiro, vol. 2, n. 21, p. 46-61, julho-dezembro 2014.

Os textos em línguas diferentes da língua utilizada no artigo devem vir traduzidos quando não houver tradução indicada nas Referências Bibliográficas. As traduções serão de responsabilidade do autor.

Os resumos dos ensaios, em português e em inglês, deverão vir no início do texto, após o título em português e em inglês e o nome do autor e serão seguidos de palavras-chave, igualmente em português e em inglês. As propostas virão acompanhadas de dados biográficos do(s) autor(es), contendo apenas a titulação mais elevada, a filiação institucional e o e-mail para contato.

As tabelas serão numeradas consecutivamente, com algarismos arábicos e com títulos.

As ilustrações devem ser apresentadas à parte, em arquivo imagem, nos formatos: .bmp, .gif, .ipg, .jpg, .cdr, .pcx, ou .tiff., com resolução mínima de 300 dpi

Chamamos sua atenção para o respeito aos direitos autorais dos textos citados e das imagens reproduzidas. Só poderão ser publicadas imagens contendo a devida autorização do autor da obra original ou de quem detiver seus direitos.

Será exigida, no caso de traduções, uma autorização do autor do texto original quando este não for de domínio público.

Os trabalhos devem ser enviados para:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

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