apresentação

revistas interfaces

A Revista interfacesregistrada com o ISSN 1516-0033, foi criada em 1995, no Centro de Letras e Artes da UFRJ. A revista publica o resultado de pesquisas e reflexões que integram a produção de conhecimento desenvolvida por seus Programas de Pós-graduação: Arquitetura, Artes Visuais, Ciência da Literatura, Interdisciplinar Linguística Aplicada, Letras Clássicas, Letras Neolatinas, Letras Vernáculas, Linguística, Música e Urbanismo e acolhe colaborações de pesquisadores das áreas de artes e humanidades e música, desde que sejam inéditos.

   Os números são temáticos, com chamadas específicas, os demais ensaios serão recebidos em fluxo contínuo. Os artigos e as resenhas podem ser redigidos em português, italiano, francês ou espanhol. O envio dos trabalhos implica a cessão sem ônus dos direitos de publicação, inclusive em versão eletrônica on line. Todos os diretos provenientes da venda da revista ficam cedidos à Revista Interfaces. A republicação dos trabalhos deve mencionar a publicação original em Revista Interfaces.

INSTRUÇÕES

ENVIO DE ARTIGOS

A REVISTA INTERFACES ACEITA:

Artigos Inéditos

Artigos inéditos de 10 a 20 laudas

Resenhas

Resenhas críticas de no máximo 5 laudas

Traduções

Traduções de no máximo 15 laudas, com a devida autorização do autor ou editor.

Os artigos e as resenhas podem ser redigidos em português, inglês, italiano, francês ou espanhol. O envio dos trabalhos implica a cessão sem ônus dos direitos de publicação, inclusive em versão eletrônica online. Todos os diretos provenientes da venda da revista ficam cedidos à Revista INTERfaces. A republicação dos trabalhos deve mencionar a publicação original em Revista INTERfaces.

As propostas devem ser encaminhadas em arquivos compatíveis com a plataforma Windows, com margens de 3 cm, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,5, sem espaçamento entre parágrafos.

De acordo com o formato da revista, há dois tipos de nota: a) notas explicativas, que só devem ser usadas quando absolutamente necessárias e devem figurar no rodapé da página, com alinhamento justificado, em corpo 10, com espaçamento simples; b) notas bibliográficas, referentes aos textos citados, que devem vir entre parênteses no corpo do texto, contendo o nome do autor, data de publicação e o número da(s) página(s), como no exemplo: (CALDAS, 2007, p. 86-88).

Não devem ser utilizadas notações como idem ou ibidem.

As citações de até três linhas deverão vir entre aspas junto ao texto, seguidas da referência entre parênteses. Citações com mais de três linhas virão destacadas, em um novo parágrafo, com recuo de 4 cm, sem aspas, corpo 11, espaçamento simples, seguidas da referência entre parênteses, como no exemplo: (CALDAS, 2007, p. 86-88).

As Referências Bibliográficas virão no final do artigo; devem conter apenas os livros e artigos mencionados ou citados no artigo, segundo as normas da ABNT. Deverão ser indicados os nomes dos tradutores, caso seja uma obra traduzida. Livros e/ou artigos de um mesmo autor deem vir em ordem crescente de data.

Para livros, deve-se seguir o seguinte formato: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro em itálico. Local de publicação: Nome da editora, data de publicação.

Incluir, entre o Título do livro e o Local de publicação, o número da edição, quando não for a primeira [Exemplo: 3. ed.].

Quando ocorre o caso de repetição de títulos do mesmo autor, deve-se marcar a repetição do nome autoral com 6 traços; ponto; espaço; Título do livro. [Exemplo: ______.]

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Trad. Roberto Leal Ferreira. 2. Ed. São Paulo: Papirus, 1997.

______. A ideologia e a utopia. Trad. Sílvio Rosa Filho e Thiago Martins. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

Capítulos de livros deverão vir em redondo, após o nome do autor. Em seguida virá In: seguido do nome do autor do livro (se for o mesmo autor usar três traços antes do titulo da obra em itálico. Exemplo: ___.), Local de publicação: Nome da editora, data de publicação, intervalo de páginas do capítulo.

FERREIRA, Luciana da Costa. A popularização das sátiras de Emílio de Menezes. In: QUELHAS, Iza & JONES, Irineu Eduardo (org.). Papéis efêmeros, explorações permanentes. São Paulo: Livre Expressão, 2014, p. 54-64.

BLOOM, Harold. Shakespeare, centro do cânone. In: ___. O Cânone ocidental. Trad. Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010, p. 63-102.

Para artigos, deve-se seguir o seguinte formato:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo, Nome do periódico em itálico. Local de publicação, volume do periódico, número do periódico, páginas em que está presente o artigo, data.

AUGUSTO, Paulo Roberto Peloso. Pianistas, pianeiros e o tango brasileiro na Belle Époque carioca: 1870-1920. Interfaces. Rio de Janeiro, vol. 2, n. 21, p. 46-61, julho-dezembro 2014.

Os textos em línguas diferentes da língua utilizada no artigo devem vir traduzidos quando não houver tradução indicada nas Referências Bibliográficas. As traduções serão de responsabilidade do autor.

Os resumos dos ensaios, em português e em inglês, deverão vir no início do texto, após o título em português e em inglês e o nome do autor e serão seguidos de palavras-chave, igualmente em português e em inglês. As propostas virão acompanhadas de dados biográficos do(s) autor(es), contendo apenas a titulação mais elevada, a filiação institucional e o e-mail para contato.

As tabelas serão numeradas consecutivamente, com algarismos arábicos e com títulos.

As ilustrações devem ser apresentadas à parte, em arquivo imagem, nos formatos: .bmp, .gif, .ipg, .jpg, .cdr, .pcx, ou .tiff., com resolução mínima de 300 dpi

Chamamos sua atenção para o respeito aos direitos autorais dos textos citados e das imagens reproduzidas. Só poderão ser publicadas imagens contendo a devida autorização do autor da obra original ou de quem detiver seus direitos.

Será exigida, no caso de traduções, uma autorização do autor do texto original quando este não for de domínio público.

REVISTA INTERFACES

EDITORES E CONSELHO EDITORIAL

EDITORES

CONSELHO EDITORIAL

Alejandra Vitale (Univ. de Buenos Aires, ARGENTINA), Anna Gural-Migdal (University of Alberta), Annateresa Fabris (USP), Carlos Eduardo Falcão Uchôa (UFF), Carole Gubernikoff (UNIRIO), Cecília Conde (CBM), Claudia Poncioni (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3), Cristiane Rose de Siqueira Duarte (UFRJ), Dinah Maria Isensee Callou (UFRJ), Evanildo Bechara (UERJ), Flora De Paoli Faria (UFRJ), Francesco Guardiani (University of Toronto, CANADÁ), Geraldo Ramos Pontes Júnior (UERJ), Jean-Yves Mollier (Univ. Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, FRANÇA), Jean-Pierre Blay (Université de Paris Ouest-Nanterre-La Défense, FRANÇA), José Luiz Fiorin (USP), Joseph Jurt (Univ. Freiburg, ALEMANHA), Leonardo Mendes (UERJ), Luiz Paulo da Moita Lopes (UFRJ), Márcio Doctors (UNESCO), Márcio Venício Barbosa (UFRN), Maria Antonieta Alba Celani (PUC-SP), Maria José Chevitarese de Souza Lima (UFRJ), Marilena Giammarco (Univ. Pescara, ITÁLIA), Mauro César de Oliveira Santos (UFRJ), Mauro Porru (UFBA), Meri Torras Francés (Univ. Autónoma de Barcelona, ESPANHA), Orna Messer Levin (UNICAMP), Paulo Venâncio Filho (UFRJ), Rogério Medeiros (UFRJ), Sheila Ornstein (USP), Sylvia Ficher (UnB), Vanda Lima Bellard Freire (UFRJ), Vera Lúcia Casa Nova (UFMG).