Apresentação

Páginas Iniciais

Sumario

 

Artigos

 

13

Linguagem e discurso: propostas para o ensino de gramática e de texto

Language and discourse: propositions for reading comprehension and grammar practices

Maria Aparecida Lino Pauliukonis

 

25

Notas sobre a integração entre ensino, pesquisa e extensão à prática docente

Notes about the integration of teaching, research and extension to the teaching practice

Beany Guimarães Monteiro

 

34

O ensino do desenho e a atualidade do pensamento de lucio costa

Teaching drawing techniques and the contemporaneity of Lucio Costa’s thinking

Anna Paula Moura Canez

Samuel Silva de Brito

Débora Saldanha de Avila

 

46

Experiência estética e possibilidades para formação docente em artes visuais

Aesthetic experience and possibilities of teachers’ formation in visual arts

Raquel Casanova dos Santos Wrege

Ursula Rosa da Silva

 

 61

Teatro e escola: a formação de professores em teatro na amazônia paraense

Theater and school: the formation of theater teachers in Amazon of Pará

Paulo Santana

Benedita Alcidema C.S. Magalhães

 

75

Projeto a escola vai à ópera: música, emoção e recepção em um projeto alicerçado na integração acadêmica, social e na transdisciplinaridade

Project the school goes to the opera: music, emotion and reception in a project based on academic and social integration and on transdisciplinarity

Maria José Chevitarese

Ana Claudia Reis

87

 

Inclusão escolar: os desafios da educação musical no ensino de crianças

Com tea inclusive education: the challenges of musical practice with tea children

Michele de Souza Senra

Telma Sydenstricker Alvares

Michele Morgane de Melo Mattos

 

97

Medo de palco: estratégias para o controle

Stage fright: strategies towards control

Soraia Valéria Lüders Berti

 Miriam Grosman

  

111

Do espaço em branco no percurso da construção da escrita de sujeitos típicos e atípicos – habilidades e práticas requeridas em sala de aula

About the blank space in the path to the construction of typical and atypical subjects in writing – abilities and practices required in classroom

Maria Cecilia Mollica

Andreia Quadrio

Hadinei Ribeiro Batista

 

130

O projeto “italianando a san paolo” e o professor como intelectual à luz da condição pós-método e da pedagogia da autonomia

The project “italianando a san paolo” and the teacher as intellectual in the light of the post-method condition and the pedagogy of autonomy

Luciana Duarte Baraldi

Juliana Hass

 

142

A mídia-educação no ensino de jovens e adultos: um estudo de caso

The media education in the teaching of young and adults: a case study

Soraia Valéria Lüders Berti

Miriam Grosman

 

Páginas finais

 

Temos 5 visitantes e Nenhum membro online

UFRJ CLA - Centro de Letras e Artes
Desenvolvido por: TIC/UFRJ