2011
SOB O SIGNO DA ÓPERA
13
Máscaras de letras: o carnaval no conto e na poesia do Brasil
Fred Góes
32
Lully e a ópera francesa no século XVII: reflexões, contextualizações e repercussões
Paulo Roberto Peloso Augusto
46
A literatura carpentieriana e a História: aspectos metaficcionais historiográficos em Concerto Barroco
Thiago Miguel Andreu; Ana Luiza Silva Camarini
59
Visconti e suas primeiras encenações operísticas
Mauro Porru
MEDIAÇÕES CULTURAIS
81
Parceria como um processo de comunicação multicultural: uma análise à luz da recepção na perspectiva das mediações
Cenira Almeida Sampaio
97
O Teatro São Pedro de Alcântara, Maria Baderna e algumas memórias do Rio de Janeiro do século XIX
Robson Dutra; Vera Aragão
116
Performance e identidade cultural no contexto dos gêneros orais: um estudo do Cordel do Fogo Encantado
Jorge França de Farias Júnior
128
Textos literários e documentos autênticos em uma aula de FLE: Carmen, um exemplo de introdução do texto integral
Ana Luiza Ramazzina Ghirardi
ARTE MODERNA?
143
O caso Mambembe: a redenção da antirrevista no Teatro Municipal
Gustavo Guenzburger
162
La peinture serpentine dans la poétique apollinarienne
Karina Chianca Venâncio
170
O traje de João do Rio: um dândi decadente nos trópicos
Maria Cristina Volpi Nacif
PERFORMANCES: O POLÍTICO E O ESPETÁCULO
185
O sagrado n’As bacantes de Eurípides
Tatiana Bernacci Sanchez
196
Reading Shakespeare politically: the Berliner Ensemble production of Brecht’s Coriolan
Roberto Ferreira da Rocha
211
A dramaturgia brasileira ainda pode falar ao coletivo?
Geraldo Ramos Pontes Jr.
RESENHA
227
Óperas em cena na ufrj: O Contrato de Casamento, Dido e Eneias, Don Giovanni e O Empresário
Harlei Elbert